31.Mar.17
Pós-Punção - Dia 1
Já tivemos notícias do laboratório, dos 18 ovócitos recolhidos, 5 não eram maduros, um perdeu-se e 12 fecundaram. Temos neste momento 12 mini-meus a lutarem por mais um dia porque todos os dias contam. Pelo que percebi, amanhã congelam dois ou 3, domingo mais 2 ou 3 e por aí em diante para conseguirem o máximo de blastocistos. Um blastocisto é um embrião com 5 ou mais dias (num máximo de 7) com mais divisão celular do que aqueles com menos dias.
Os blastocistos, por terem essa maior divisão celular apresentam maiores possibilidades de implantação, já que conseguiram evoluir para um estado embrionário mais avançado, tendo também uma melhor sobrevivência nas condições fisiológicas do meio uterino. Fazer este prolongamento de culturas em laboratório só é possível quando existem alguns embriões porque normalmente neste processo de "jogar" com o tempo perdem-se alguns.
Há muito não me permito celebrar nada, mas esta é a primeira boa notícia que recebo nos últimos dois anos. Manter-me-ei com os pés assentes na terra, mas hoje e só hoje permitirei-me sorrir.