Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Estado de (des)Graça

todas sabemos que a gravidez é um estado de graça.

09.Mai.17

Guia para a Infertilidade

1 - A infertilidade é uma doença como outra qualquer e como doença que é deve ser tratada no médico, não existem produtos naturais eficazes ou milagrosos. Existem sim pequenas mudanças de hábitos que podem e devem ser feitas durante toda a vida (e não só quando a dificuldade em engravidar surge).

2 - Mulheres com excesso de peso tendem a ter mais dificuldades em engravidar porque têm problemas relacionados com resistência à insulina ou diabetes tipo 2, problemas esses que inibem ou dificultam a ovulação (mulheres magras também podem ter este tipo de patologias tal como eu tive).

3 - Por mais que os fóruns nos ajudem, cada caso é um caso e não existem terapêuticas iguais para todas nós. Devemos separar as coisas e apenas procurar em cada grupo algum tipo de alento e não a cura para o problema.

4 - A escolha da clínica (não vou falar do sector público porque não conheço) deve ser feita de acordo com o sítio onde nos sentimos melhor, mais em casa, onde sentimos mais confiança nos profissionais que nos atendem. 

5 - Não devemos ter medo de ir à procura de respostas, se o mesmo tratamento falha vezes sem conta, devemos questionar, se aquele que nos acompanha não mostra interesse, devemos procurar uma segunda opinião. 

6 - O stress não provoca infertilidade, pode ser uma condicionante mas não é factor decisivo. Se alguém disser para nos acalmarmos ao fim de 2 anos de tentativas é dar um murro nessa pessoa ou ignorar a 100%. Isso e férias. 

7 - O facto de se ter tido um filho de forma natural não quer dizer que se consiga um segundo da mesma forma. Daí a existência do conceito de infertilidade secundária. Nunca nos meus melhores sonhos eu conseguiria engravidar de forma espontânea neste momento e nos últimos dois anos porque não ovulo, não menstruo, não tenho progesterona, nem estrogénio. 

8 - Ninguém conhece o nosso corpo melhor que nós próprias, não devemos ter medo de dar palpites ou "relembrar" certos detalhes.

9 - A atitude ao longo deste processo é muito importante, podemos estar stressadas, cabisbaixas, irritadas, furiosas ou tristes, mas devemos manter-nos positivas. 

10 - E por último, não devemos deixar de viver, acima de tudo e antes de sermos procriadores somos mães, mulheres, profissionais e amantes, e não podemos descurar esses lados. Eu descurei muito durante o ano de 2016 e arrependo-me todos os dias. 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.