Desmame nocturno
Todos sabemos que ter um bebé em casa pode virar um tormento quando as noites são mal dormidas. Tal como vos disse aqui as noites não estavam a ser fáceis porque sua excelência queria comer de 3 em 3 horas (apesar de durante o dia fazer intervalos maiores). Depois de falar com uma amiga, especialista no sono do bebé, a querida e gira Maria Serra Brandão, comecei nesse mesmo dia o desmame. Não ia recuar e também não lhe íamos dar uma gota de leite. O primeiro chamamento foi por volta da meia noite e meia, berreiro pegado quando percebeu que aquilo que ele lhe deu era apenas água. Demorou mais de meia hora a adormecê-lo ao colo, com muito embalo à mistura. Nessa noite estes despertares foram de duas em duas horas. Chorou que se fartou mas ele não vacilou. Segunda, terceira e quarta noite foram iguais. Ninguém dormiu nada de jeito naquela casa durante 4 noites, mas a verdade é que eu e ele já há 8 meses que andávamos tipo zombies.
A partir da 4ª noite a coisa começou a melhorar, continuava a acordar de duas em duas horas ou de três em três mas já quase não era preciso colo, só colocar a chupeta e fazer um shhhh. Duas semanas se passaram, e já não come de noite, janta por volta das 19h45 e só volta a comer a partir das 07h15. Já por 4 ou 5 noites nenhum de nós foi ao quarto dele a noite inteira. Já sossega sozinho, coloca a chupeta e continua o seu sono.
Nós os dois, eu e ele temos 8 meses de sono por recuperar, mas já quase que temos vontade de celebrar esta pequena vitória (só não celebro porque normalmente quando o faço nesse mesmo dia corre tudo mal de novo). O nosso bebé, em duas semanas aprendeu a dormir e a (re)adormecer sozinho, sem maminha, tetina, embalo ou outro conforto. E com apenas meia dúzia de dicas a coisa resolveu-se. E vocês por aí, como são/eram esses sonos com bebés desta idade?