Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estado de (des)Graça

todas sabemos que a gravidez é um estado de graça.

07.Nov.18

Da minha recuperação pós-parto

Passaram quase 11 meses desde que fui mãe pela segunda vez. Na primeira gravidez engordei cerca de 25kg, neste segunda cerca de 14kg. O tamanho de barriga foi semelhante mas a acumulação de gordura muito menor.

Assim que parei de dar de mamar (cerca de um mês e meio depois do Matias ter nascido) comecei a tratar de mim. Regressei aos poucos às minhas rotinas de treino com o meu PT, iniciei uma rotina de massagens e tratamentos não evasivos na Bodyconcept e fechei a boca. 5 meses após o parto por cesariana voltei à minha forma física habitual, 11 meses depois estou na minha melhor forma física de sempre. 

Este equilíbrio físico que alcancei, permitiu-me também uma estabilidade emocional que não tive da primeira vez. Sou uma mãe muito mais calma e uma mulher muito mais ponderada, passei a dormir melhor, o meu corpo voltou a funcionar por si só (depois de dois anos em shut down), ganhei massa magra, perdi massa gorda e fiquei mais feliz. Regulei a minha insulina e saí daquela zona escura em que estive 1 anos com atestado de pré-diabetes.

Acredito que se tratarmos de nós, com muito carinho e respeito, as descompensações hormonais, variações drásticas de humor atenuam-se muito. Olho para o espelho com orgulho, e não desisto. Mesmo após noites a fio acordada quer porque os meus filhos estão doentes, quer porque tenha de trabalhar, obrigo-me a ir ao ginásio, obrigo-me a não fugir da dieta mesmo que o meu corpo grite por açúcar. Os resultados demoram a chegar, mas quando os vemos queremos mais, e mais e mais. É um vício como outro qualquer, mas é saudável se não entrarmos em extremismos. 

Por muito que os meus pratos sejam sempre iguais, todos os dias durante semanas, meses, não fico enjoada. Estou a dar ao meu corpo aquilo que é o melhor para ele, trato dele como trato dos meus bebés, eles são a minha vida e o meu corpo a minha morada, que tem de estar bem, limpa e arrumada para que todos possamos estar em harmonia. 

6a29222a-be72-47bd-8549-c41c60a9c0f5.jpg