Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Estado de (des)Graça

todas sabemos que a gravidez é um estado de graça.

16.Dez.16

Suplementação - SOP e Metabolismo

Para além do Risidon, que sem dúvida me deixa bastante mais equilibrada a nível de glicémia recorro também à suplementação ideal e adaptada ao meu estilo de vida. Se algum dia achei que ia tomar tantos comprimidos por dia, não. Mas também nunca imaginei que iria ter resistência à insulina, pré-diabetes, SOP, infertilidade e problemas metabólicos. 

Começo finalmente a sentir-me um pouco mais equilibrada. A dieta é rígida (falarei dela noutra altura), o treino também e a suplementação é a que segue:

- Complexo Vitaminas B - este tipo de complexos engloba as seguintes vitaminas B2, B3, B5 e B6 cada uma com os seus benefícios - a vitamina B2 ajuda a transformar gordura, açúcar e proteínas em energia; a vitamina B3 é um componente do factor de tolerância de glicose (GTF), o qual é liberado sempre que o açúcar no sangue sobe e ajuda a manter os níveis em equilíbrio; a vitamina B5 ajuda na perda de peso porque também controla o metabolismo das gorduras; a vitamina B6 também é importante para a manutenção do equilíbrio hormonal e, em conjunto com B2 e B3, é necessária para o bom funcionamento da tiróide. 

- Vitamina D - estudos médicos têm associado a deficiência de vitamina D a uma maior resistência insulínica, a um maior peso, a um maior acúmulo de gordura corporal e a uma maior chance de disfunção ovulatória em mulheres com SOP. Outro estudo feito também relacionou a suplementação de vitamina D com o aumento da taxa de sucesso de fertilizações in vitro devido ao efeito positivo desta vitamina no engrossamento do endométrio. 

- Resveratrol - para pacientes com síndrome do ovário policístico (SOP), o resveratrol está associado a reduções significativas de andrógenos ovarianos e adrenais devido ao seu papel fundamental na diminuição da resistência à insulina.

- Magnésio - pessoas com diabetes têm níveis de magnésio baixos e existe uma ligação entre a deficiência de magnésio e resistência à insulina. O magnésio ajuda ainda a reduzir a inflamação corporal, os níveis de stress e melhora a qualidade do sono.

- Zinco - devido à pré-diabetes tinha constantemente cravings por açucares e porcarias, o zinco é dos melhores minerais para controlar o apetite.

- Gotu Kola - com óptimos benefícios para a pele, ajuda também na recuperação muscular.

- Melatonina - a melatonina é uma hormona produzida pelo nosso corpo que ajuda a regular o sono. Com a idade a produção desta hormona vai diminuindo pelo que muitas vezes, e quando existe dificuldade em adormecer (não confundir com insónias) é um bom suplemento. Vejam por favor aqui um artigo interessante sobre a relação entre a melatonina e a fertilidade.

- e ainda em chá - Mujer Equilibrio com folhas de framboesas vermelhas, óptimo para a saúde do útero em geral.